sábado, abril 21, 2007

Baixa auto-estima

Minha auto-estima sempre foi muito baixa, por vários motivos, nem vou ficar aqui contando muita história agora.
Baixa auto-estima atrapalha bastante, "A auto-estima é um dos fatores que influenciam diretamente todas as atitudes que a pessoa pratica, na forma como vê o mundo, na sua auto avaliação, na imagem que passa aos outros... Uma pessoa cuja auto-estima é baixa está fadada ao insucesso, a carências e a insatisfação pessoal. Se, mesmo em nível inconsciente, não ama a si própria, como pode esperar que outras pessoas a amem?" (fonte: Leader Trainin)
Eu realmente não acredito que alguém possa se interessar por mim para um relacionamento amoroso. Reconheço algumas qualidades que eu tenho; sou sincera, inteligente, divertida, compenheira... Mas um relacionamento completo precisa ter sexo. E para os homens, principalmente, o estímulo visual é muito importante, e embora eu tenha um rosto bonito, meu corpo é definitivamente HORRÍVEL, barriga ENORME cheia de dobras, caindo, peito suuuper caído, bumbum cheio de celulite, braços molengas e gordos.
Estou sendo muito sincera aqui, quando me olho no espelho, vejo que não existe nada no meu corpo que possa ser admirado, que possa estimular, que possa agradar aos olhos, pelo contrário, é uma visão quase repugnante. Não tenho namorado, nunca tive, e não vejo possibilidade disso acontecer, pois quando eu conheço um cara bem legal, com bom caráter e etc, eu sempre penso que ele merece uma pessoa melhor do que eu, e que eu nunca vou poder oferecer tudo o que ele merece.
É assim que eu penso!

6 comentários:

Beth disse...

Nanda querida, conforme combinado, cá estou. Sobre o que escreveu, está claro que precisa, deve e espero que vá começar imediatamente um trabalho voltado p/ o resgate ou descoberta da sua auto-estima. Não há como achar que será olhada, amada, desejada etc. se você é a 1ª a se olhar com tanto rigor e se é a 1ª a se considerar indigna de atrair alguém. Você precisa, antes de tudo, apaixonar-se por si mesma, ser atraída por si mesma. Obviamente você não é só sincera, inteligente, divertida e companheira.Note como estes são os predicados de um 'bom amigo'. Não seriam somente os predicados de 'algo mais'. Mas você não se vê como alguém com o algo mais, mas isto não lhe falta, você é que não enxergou ainda, procure e ache minha amiga querida. Seja a primeira a se ver como merecedora de outro olhar. Porque enquanto se enxergar desta forma, se fechará em si mesma, mesmo que ache que está paquerando, não estará, ou melhor não estará demonstrando isto, não estará refletindo em luz, energia, sorriso, olhar etc. o que está acontecendo e aí, não acontecerá nada mesmo e você dirá: Viram, eu não disse que eu não sou atraente?
Injustiça, minha amiga, injustiça consigo mesma, né?
Bom, eu era obesa mórbida, 40 anos de idade, filho adolescente. Estrias p/dar e vender, barriga parecendo gravidez de sextuplos e na fase final, braço com aspecto de peça de picanha gorda, pronta pro espeto...rs O queixo e pescoço muito gordos emendavam com o colo igualmente rechonchudo. Andava quase que "remando" feito as gestantes adiantadas, por conta do peso e das coxas que roçavam e assavam. Ainda assim eu vivia. Ia à praia, dançava, saía com amigos, paquerava. Um dia, tive dúvidas de que atrairia alguém bacana de verdade, conversei com meu homeopata e ele me disse que se eu não saísse na rua com cara e sentimento íntimo de 'sou gostosa' eu não demonstraria isto. E me propôs sair na rua com este sentimento e pensamento, observando como seria olhada. E foi assim mesmo. Eu me diverti pela rua, brincando comigo mesma de "sou linda demais, é impossível você não me notar" e muita gente me olhou, alguns não foram por paquera, outros até foram um olhar curioso, talvez porque eu brilhasse em função da forma de pensar e sentir, refletisse algo positivo demais que não passava desapercebido.
Eu era obesa mórbida com 40 anos e tudo que disse acima de conheci meu marido, você sabe disto. E a barriga mole e imensa e tudo mais não impediram que ele me VISSE e me desejasse, desde o primeiro momento foi tudo ótimo, a primeira intimidade foi maravilhosa e até hoje, mais de 10 anos depois, é tudo muito bom.Tanto que emagreci por meu querer e jamais por qualquer pressão, só incentivo pelo meu bem, quando eu, espontaneamente, informei que iria voltar a me cuidar.
Então, não é impossível ser atraente estando gordinha não. E você nem é obesa, não é disforme como eu cheguei a ser. O que precisa ser cuidado, cuide amiga! Faça o que estiver ao seu alcance, mas faça querendo mesmo, por si mesma, para que se queira bem mais do que se quer hoje.
E mais: veja se não está escondendo algum medo, inconscientemente, atrás do vai-não-vai no seu processo. Por isso, o trabalho de mergulhar em si mesma, de preferência com a ajuda especializada,é importante. Conhecer as causas ajuda a tratar das consequências, e no seu caso, a consequência é falta de amor por si mesma, não faça isto querida.
Olhe-se como deseja que a olhem e deseje que a olhem com amor.
E mais: a auto-estima não pode ser consequência de ter emagrecido ou algo assim, ela tem que ser a causa de querer se cuidar melhor, dar-se o trato que merece e aí, obtidos os resultados merecidos e desejados, ela aumenta.
Já sabe que sou sua torcedora, parceira de estrada não é?
Conte comigo amiga e vá em frente.
Beijos
Beth
http://aconquista.zip.net

Diva disse...

Nanda, cuidado pra não ser cruel demais com vc e seu corpo. Lembre que vc éuma pessoa, naõ uma carcaça, e que isso significa que vc pode ser desejada SIM, mesmo achando seu corpo indesejável. Mas é óbvio que vc precisa mudar. Não pra arranjar namorado. Não pra caber nos padrõe da sociedade. Não pra ser vista. Mas POR VOCÊ MESMA. Pela saúde. Pelo bem-estar. E vc pode! PODE MESMO! Nossas vidas são feitas de escolhas, nunca esqueça isso. Muito menos na hora de ingerir alimentos. Você come pra quê? Se não for pra alimentar seu corpo, pode estar sendo pra suprir alguma frustração. Procure uma psicoterapeuta! Faz toda a diferença, vai te ajudar a seguir essa jornada. Bjos e força.
http://emagrecendoemgrupo.blogspot.com/

Valquíria disse...

Nandinha,
O que seria do verde se todo mundo gostasse do amarelo????Ainda bem que existe homens com todos os gostos, uns gostam de loiras, outros de morenas, outros de magricela e outros de gordinhas! Meu noivo é um deles quando ele me conheceu eu pesava quase 81kg e mesmo assim Xonou de vez. Quando eu emagreci ele ficou decepcionado, disse ter comprado uma gordinha e acabou levando p/ casa uma magricela sem sal e açucar, vê se pode? Por isso amiga eu te digo, por mais que alguns homens não queiram admitir muitos são loucos por gordinha. Hoje voltei a ser gorda e mesmo assim continuo a ser admirada!Aliás parece que qaundo estou gordinha tem mais gavião na minha horta, amiga...rsss
Cuide-se com carinho não importa c/ quantos kg esteja e vai ver que sua luz iluminará muitos olhares por aí!!!
Vc já tentou fazer como a Beth paquerar pela internet, foi assim que ela arrumou o Vi!!!
Beijos

Diva disse...

Olá de novo, Nanda. Você perguntou sobre as cápsulas de chá verde. Não, não são da herbalife. Já tomei as da herbalife, mas saía bem mais caro e essas surtem um ótimo efeito. Vêm num potinho de remédio, com o nome "chá verde", da Brasmed. Aqui compro na rede Bompreço, mas como ja disse é fácil encontrar chá verde em várias farmácias! É um excelente aliado às dietas, mas não esqueça que a DECISÃO é o principal ingrediente. Você DECIDIU? Me conta, me faz uma visita. Bjos e MUITA FORÇA.

Geisa Cristina disse...

Olá!
Nanda... a Beth disse tudo e mais um pouco!
Vc é vencedora só de estar aqui com o blog!
E se precisa de ajuda, peça!
Estamos aqui de prontidão pra te dar um ombro amigo!!!
Bjos!

Diva disse...

Nanda, vamos lá, menina, você ja comprou o chá verde? Ele não faz milagre mas dá uma levantada na disposição, e vc tá precisando! Saia de casa e volte com um frasco de cápsulas ou com o pó pra fazer o chá. AÇÃO!!! Não é isso que vc quer? Olha, essa tarefa é simples mas tem valor, porque qualquer ato voluntário em prol da sua "reforma" é bem-vindo, e vai "treinando" você para os próximos passos. E trate de atualizar esse blog, fala do seu hoje, conta pra gente de alguma atitude. mínima que pareça, mas PRESENTIFIQUE suas condutas. Fale de AGORA, planeje o AMANHÃ. Esse post velho tá cheio de energia ruim, MUDA! E como disse o Belchior certa vez, "O passado é uma roupa que não nos serve mais."
To aqui pro que der e vier.
Bjos e força!!
Diva*