terça-feira, outubro 09, 2007

Como assim simples?

Existem pessoas que dizem que emagrecer é simples.
A Sara disse que é, olha um trecho do blog dela: " ... agora parece-me que o emagrecimento não é mais um bicho de sete cabeças como um dia foi. Aqui descobri o óbvio do emagrecimento: Comer menos e seletivamente + se mexer mais = Perder peso e eliminei mais de 40 quilos. Não existe nenhuma fórmula mágica. Existe sim: Disciplina, força de vontade, determinação, garra, amor-próprio, autoestima ..."
Eu não acho simples, se eu for somar todos os quilos que já perdi na vida, deve dar mais de 40kg, mas eu estou gorda. Porque nessa batalha, um erro anula um acerto. Imagine se a cada erro que cometeu numa faculdade, vc retrocedesse um ano, será que iria conseguir se formar?
Emagrecer é assim, emagrece um quilo, engorda 1, emagrece 10, engorda 10... corre corre.. e quando tropeça, não só cai, mas volta vários degraus. Assim é difícil chegar a algum lugar.
Emagrecer significa acertar muuuito mais do que errar e permanecer magro significa quase não cometer erros.
Isso não parece humano, o ser humano mais erra do que acerta.
Por isso que as raríssimas pessoas que emagrecem bastante e permanecem magras merecem muito aplauso, são realmente iluminadas.
Eu já estou meio desacreditada, não sei se sou assim como elas, acho que sou como 99% das pessoas, que erram bem mais do que acertam. E no emagrecimento, isso leva ao fracasso.

6 comentários:

Beth disse...

N�o � simples, Nanda. Voc� me acompanha h� tanto tempo (e eu a voc�), sabe que percorri uma estrada longa e repleta de curvas, buracos e tamb�m de panoramas maravilhosos, sabe o quanto valorizo este processo e tudo que ele me trouxe, me ensinou e at� hoje me traz e ensina. E at� mesmo nas li�es mais duras de serem assimiladas, eu encontrei/encontro sempre muitas coisas que agregam, que me aprimoram. Mas n�o � simples e eu n�o poderia agora, depois de ter vencido a estrada, dizer isto, deixando de lado tudo que vivenciei no percurso. N�o � simples, mas � poss�vel, � vi�vel, � bom embora a gente se rale um pouco, pelo caminho, nos tombos,nos trope�os, nas coisas que vamos encarando, superando...
N�o � simples, mas vale a pena persistir, aprender, persistir, ter paci�ncia, sem d�vida.
O fato � que a teoria � simples, se pararmos para pensar direitinho, todos n�s sempre tivemos uma boa no�o do que,realmente, promove um emagrecimento, mas a pr�tica � que requer muito. E transformar este muito em algo mais simples, � um trabalho tremendo, um trabalho maravilhoso, que nos exige concentra�o e alegria, que nos exige determina�o mesmo quando a coisa vai mal, que nos exige for�a mesmo quando parecemos ficar ocos... e esta transforma�o � uma coisa linda de se exercitar. Mas simples, n�o �.
Eu emagreci 53kg assim, n�o abro m�o de nada do que vivenciei em cada pedacinho de processo, cheguei � meta, vacilei na 'simplicidade da coisa' e aumentei 11kg, destes eu j� emagreci metade e a outra metade fica ali, no vai-e-vem, querendo novamente subir, eu seguro daqui e ela puxa de l�. Ela n�o tem vida pr�pria, claro. Mas n�o somos um saquinho cheio de gordura que ao virarmos de cabe�a pra baixo ela sai, temos sentimentos, emo�es de todo tipo, temos horm�nios, temos circunst�ncias que nem sempre administramos da forma adequada, temos um monte de coisas que fazem com que nada seja t�o simples assim. E se nada nesta vida � sempre t�o simples, mesmo nas coisas t�o diferentes em todos os segmentos, por que seria simples assim emagrecer muitos kg e mant�-los?
O fato � que podemos nos concentrar para tornar as coisas mais simples, podemos nos determinar a ver sempre pelo melhor �ngulo, superar sempre haja o que houver, mas isto requer aten�o cont�nua e por mais que o tempo e a pr�tica nos torne cada vez mais naturais num novo jeito de pensar e agir, isto que parece t�o simples, n�o o �. Mas nem precisa ser e � isto que eu tenho trabalhado em mim atualmente: desmistificar esta quest�o toda, entender que n�o � simples, mas nem precisa ser mesmo. S� precisa ser vivido, dia ap�s dia, do melhor jeito que a gente conseguir, que a gente investir para levar as coisas. E se isto for simples, ent�o melhor ainda...
Para cada um, o simples tem um jeit�o. Muitas coisas para mim s�o muito simples e para outras pessoas s�o verdadeiras torturas e vice-versa. Administro muito mal ummonte de situa�es que outras pessoas tiram de letra. O simples � relativo.
N�o se encane com isso. Siga seu caminho,amiguinha linda, fortale�a-se e concentre-se no que deseja ser, conquistar, manter, mas no seu ritmo pr�prio, na simplicidade ou complexidade relativa de cada coisa e relacionada a voc� mesma, ao seu jeito de ser. Invista na sua forma de ver as coisas, para que realmente muitas delas se tornem mais simples, se realmente der para serem assim. E siga sempre na dire�o da sua felicidade. No seu ritmo,no seu passo, com f� em Deus e em si mesma. � cada um na sua, mesmo querida. Beijos, estou com saudades de voc� viu?
Beth
http://aconquista.zip.net

Anônimo disse...

OIII
Tbm acho q naum é nada simples pelos menos pra mim nunca foi! tanto q hj estou com 24 kg acima do peso, acho que se fosse taum simples assim as pessoas não seriam gordas neh?
Criei meu blog hj, pra procurar um apoio a mais e achei seu blog no da Beth!
bjaum

Elaine Regiani disse...

Oi Nanda...
Estava lendo o blog da Beth e ela mencionou seu nome e link lá....
Passei para dar uma espiadinha e adorei!
Agora, FALA SÈRIO ....alguem falar que emagrecer é simples? Se fosse não existiriam tantos gordinhos e obesos por aí. Na teoria do desequilíbrio calórico: gastar mais colerias do que se ingere é simples sim....Complicado é "botar" a teoria na prática, como em tudo nesta vida.
O que leva uma pessoa a ser ou se tornar gordinho ou obesa não é apenas o que ela come. É como ela reage com a comida. Existem momentos de stress, tensões, ansiedades, problemas financeiros, familiares, doenças, desequilíbrios metabólicos e hormonais que podem influenciar no peso de uma pessoa. E até mesmo a genética de uma pessoa (se bem que é muito tênue a linha que separa a genética dos hábiots alimentares dos familiares.....
Bem, Emagrecer não é Fácil...Mas vamos olhar por outro ângulo: Não é impossível..Prova disso é a Beth e tantas outras da blogosfera que acertando aqui, tropçando ali e errando acolá, conseguiram e venceram! Elas são a prova que se formos persistentes e determinadas pode não ser fácil MAS QUE É POSSIVEL ISSO É!
Beijos e fique com Deus!

Anônimo disse...

Nanda, mto legal seu blog! Tb me sinto mto só às vezes, mesmo em família, como se estivesse sozinho, sem ter com quem compartilhar os erros e acertos da caminhada. Por isso acho o blog tão importante, sempre encontramos aqui uma palavra de apoio e a mão que nos ajuda a levantar e retomar o processo. Valeu, adorei seu blog e irei visitá-lo sempre, viu? Gde abraço!!!!

Anônimo disse...

Nanda, mto legal seu blog! Tb me sinto mto só às vezes, mesmo em família, como se estivesse sozinho, sem ter com quem compartilhar os erros e acertos da caminhada. Por isso acho o blog tão importante, sempre encontramos aqui uma palavra de apoio e a mão que nos ajuda a levantar e retomar o processo. Valeu, adorei seu blog e irei visitá-lo sempre, viu? Gde abraço!!!!

Anônimo disse...

Oi Nanda, (vi a Beth falar de vc e resolvi te conhecer) sou nova nessa de RA, sempre achei que era mais fácil emagracer com fórmulas médicas e dietas de fome que ofereciam verdadeiros milagres... Sabe o que aprendi??? Nem isso é fácil amiga, sabe, quando vc toma remédio vc fica mal e os sintomas são duros de aguentar, quando vc faz dieta de fome, osacrifício é pior ainda... então não é fácil, nada é.
É como ter que acordar depois de uma noitada com as amigas, é FO!
Então a RA parece ser mais difícil porque não temos ninguém proibindo nada, só nós mesmas nos reeducando...
Eu mesma, estou empenhada e acabei levando um tombo... o que fiz de errado? não sei, mais também não vou me preocupar, por que eu escolhi assim, eu quero aprender e quero esperar todas as dificulades que virão.
Se cair é só levantar, afinal é para isso que existe o mertiolate... para curar os pequenas arranhões... rsrs