Ontem em minha casa estávamos lamentando a situação de um parente viciado em álcool. Perdeu a esposa, o emprego, a saúde, tudo por causa do álcool, e ainda continua indo todos os dias ao bar para beber. O alcoolismo é um vício, considerado uma doença, que todos reconhecem como grave, pois pode levar à morte. A medicina também já sabe que a predisposição ao alcoolismo é uma coisa genética.
Fico pensando se um dia a medicina também não vai comprovar que o vício de comida é uma doença e que também pode existir uma predisposição genética.
Não sei se com vocês acontece isso, mas eu acredito que sou viciada em comida, particularmente em açúcar. O excesso de comida têm me trazido problemas físicos e psicológicos, e mesmo assim eu continuo comendo em excesso. Não é isso um vício?
Muitas pessoas orientam a comer um só pedacinho de doce quando estão com vontade. Mas comigo isso nunca funcionou. Um pedacinho só serve para atiçar ainda mais minha vontade.
O principal lema dos Alcóolatras Anônimos é não tomar o primeiro gole. Talvez este deva ser o principal lema dos viciados em doce: não dê a primeira mordida.
Hoje isso é considerado muito radicalismo, mas quantas pessoas mais precisarão morrer de doenças causadas pelo excesso de peso (diabetes, infarto, obesidade..) para que o vício por comida passe a ser visto com a mesma seriedade do alcoolismo?