domingo, junho 17, 2007

mudança de hábitos, mas o que são hábitos?

Todo mundo já sabe que pra emagrecer e permanecer magro os regimes não funcionam, só a mudança de hábitos. (Pô até eu sei! risos)
Mas hábito é aquilo que a gente faz sempre, desde muuuitos anos, coisas que estamos acostumadíssimos, confortabilíssimos e quase sem perceber. Por isso que é difícil mudar.
Já li muitos depoimentos de pessoas, como a Sara, que um dia disseram pra si mesmas : "chega! daqui pra frente vou mudar! E mudaram mesmo!
Eu não conheço essas pessoas, às vezes esses depoimentos nos passam a impressão que no num dia elas eram umas gulosas indisciplinadas e sedentárias, e no outro já se transformaram em exemplos de disciplina e vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios e tudo no maior pique!
Será que foi mesmo assim que aconteceu? Tô quase tendo certeza que não. Novamente citando nossa amiga Sara, vemos em seu blog que as vezes até hoje ela comete alguns deslizes. Começo a pensar que essa mudança toda, seja muito gradual.
O problema é que a maioria (eu com certeza) têm muita PRESSA! Esse é um problemão, olha só como ele me afeta: geralmente eu olho pra mim e digo: chega, quero mudar! E vou fazendo uma lista de comidas super saudáveis pra eu comer e uma lista de coisas que NUNCA MAIS vão passar perto.
Nunca mais vou faltar na academia, nunca mais vou comer fritura, nunca mais vou repetir o prato. Puxa, esse negócio de nunca mais é complicado! Nem precisa dizer que "nunca" funcionou comigo.
Então.... uma coisa de cada vez. Vou listar algumas coisas que eu quero mudar:
  • Comer porções pequenas (metade do que eu como, ou menos até)
  • Comer doce ou fritura só 1x por semana (e uma porção pequena)
  • Comer um prato de hortaliças todos os dias
  • Comer 2 a 3 frutas diferentes todos os dias
  • Fazer no mínimo 1 hora de exercícios 6x por semana

Hoje eu como muuuito, tô numa fase doceira que Deus me livre e nem estou podendo me exercitar ainda (por problemas de saúde). Então acho que é meio suicídio eu falar que de hoje em diante eu já vou cumprir essa lista bonitinho. Ainda mais com essa diciplina que eu comentei no último post.... poxa, é quase dar murro em parede querer fazer assim. Parece que a coisa mais sensata a fazer é ir por partes. Mas é muuito importante eu ter em mente que , mesmo indo devagar ainda é uma mudança, e portanto é difícil e requer disciplina, olhos focados no objetivo!

Vou compartilhar meus primeiros objetivos com vocês (até aceito sujestões "não cruéis" rss)

Pra começar:

  • Ir pra cama às 22:00 e acordar às 7:00
  • Comer hortaliças todos os dias (até domingo viu!)
  • Comer 3 frutas diferentes por dia (sábado e domingo tb!)
  • Não repetir o prato
  • Não comer mais que 4 fatias de pão de uma vez

Pronto, isso é um começo. Um dos principais objetivos é diminuir a quantidade de comida, sei que 1 prato cheio de comida e 4 fatias de pão ainda é muito, mas pretendo ir remodelando meus objetivos a cada 1 ou 2 semanas.

Gostei muito de uma frase que li esta semana:

"Cuidado com as excessões! Elas podem facilmente se tornar a regra"

Amigas, quero relatar pra vocês como estã sendo minha caminhada, espero ter vitórias pra contar. Um beijo a todas!

6 comentários:

Juliana disse...

Ola, Nanda...

Adorei o teu blog, e concordo... como parece que as pessoas acoradm e viram outra. Bem que eu queria que fosse assim, e já tentei algumas vezes... e o jeito é mudar aos poucos...
Eu também estou fazendo como vc, estou fazendo vigilante do peso, só aumentei a conta de pontos e vou diminuir aos pouco... assim sigo adiantes.
Um beijo
Ju

disse...

Olá ! tudo bem ? te encontrei por acaso... no blogosfera light e vim te fazer uma visitinha aqui no seu blog, e quem sabe nos tornamos amigas com o mesmo objetivo?
Faço dieta sozinha, aliás, fiz vigilantes do peso 2 vezes, então sigo o padrão deles. Acredito sim que conseguimos comendo de tudo POUCO ...
força!!!!!!!!! beijooos

Beth disse...

Nandinha, eu aqui de novo. ótimo post, viu? Adorei. E deixarei meu depoimento sobre a questão dos hábitos, com base na minha experiência pessoal. Realmente, às vezes parece que a gente dormiu uma e acordou outra, com novos hábitos, com toda a disciplina e controle jamais aplicados antes, uma transformação mágica. Parece que a fada madrinha aproveitou nosso soninho e fez PLIM, e que a gente despertou livre de tudo o que é inadequado. Quem dera hahaha Não é assim, eu garanto. Tive maus hábitos alimentares e uma forma de pensar/agir inadequada com relação a nutrição, a qualidade de vida etc. por muitos anos, mais anos do que você tem de vida. Estou com 50 de idade e posso dizer que quase 30 deles foram com excesso de peso cada vez mais elevado, você lembra que cheguei a 140kg. E todas as mudanças que me fizeram emagrecer, que foram muitas, aconteceram gradualmente. A fada madrinha não fez PLIM, minha linda. Não faz com ninguém. O PLIM existe, mas é na nossa consciência, na nossa vontade. A gente até acorda um dia dizendo 'pronto, é hoje, vou mudar'. Mas a mudança acontece a cada dia, dentro de cada dia ela acontece a cada minuto, a gente vai aprendendo a cada passo, inclusive nos tombos, nos erros e eles são normais, acontecem mesmo.
Meus maus hábitos eram horrorosos. Transformá-los exigiu mais de 3 anos e ainda hoje, se eu vacilo, eles me cutucam. É um trabalho para sempre. MAs que vale a pena. A gente acaba gostando mais deles do que dos velhos, por mais que os antigos sejam enraizados a gente vai se apegando aos benefícios que os novos trazem, é um trabalho bacana.
Mas é preciso que a gente seja nossa própria Fada Madrinha fazendo um PLIM nossa vontade, na nossa determinação em COMEÇAR A MUDAR. Na verdade, é assim mesmo, a gente um belo diz HOJE EU VOU MUDAR mas isto significa HOJE EU VOU COMEÇAR A MUDAR. Quanto tempoleva para mudar? A vida toda, porque estamos em franca evolução.
Ainda bem.
Beijos no coraçãozinho lindo
Beth
http://aconquista.zip.net

Anônimo disse...

Oieeee, tudo bem??? è miga o negócio é ir devagar e curtir as mudanças, esse processo de emagrecer requer tempo e paciência, naum é dormir gorda e acordar magra!!! naum existe issu... temos q nos acostumar com as mudanças...
bjinhux da nova miga

Anônimo disse...

Oi Nandaaaa, bigadim pelo coments...
Tô passando aki pra avisar ki eu vou cancelar akele blog, tô fazendo outro agorinha, tem mais espaço... sabe como é gordinha né... espaçosaaaaaa... rsrs
bjinhux e se puder passa lá no novo!!!

Anônimo disse...

Bom, comecei a malher tem duas semanas. Me senti um lixo ao lado dos caras malhados, que pegavam pesos de 50 enquanto eu pego 10. Saí deprimido do local. Mas pensei, se eles chegaram lá, eu também posso.
Obs: tenho 44 anos, sou fumante, magro com barriga, colesterol e triglicerídeos altíssimos. Enfim, sintam-se confortados. Boa sorte a todos.