sexta-feira, julho 21, 2006

Açúcar e outras coisas gostosas.

No final da tarde de hoje, depois de umas 5 horas sem comer, eu estava com fome é claro. Cheguei em casa e comi bastante: 2 copos de leite desnatado, 1 pão sírio uns 3/4 de um pacote de bolacha maizena... Eu sei que tá tudo errado, mas vai vendo...
Me senti "satisfeita" (aquela sensação do estomago gritando lá de baixo:" já tá lotado!") Aí eu parei de comer e fui para o computador arrumar umas coisas da facul.
Uma hora mais tarde... meus irmãos chegam em casa com meus sobrinhos, aí meu pai pede pizza e minha mãe pergunta umas 10 vezes se eu não vou comer. Não estava com fome é claro, mas pizza é tão gostoso e faz tempinho que eu não como.... comi 1 pedaço grande.
Calma, ainda não acabou.
Saindo da copa vi uma sacolinha com 2 pacotes abertos de bolacha recheada, um Bono chocolate e um Trakinas morango. Nooossa!!!! Faz taaaaanto tempo que eu não comia isso, e eu gosto tanto! Puxa, não posso perder uma "oportunidade dessa". Pequei a sacolinha com os 2 pacotes, (porque eu nem sei de qual gosto mais). Até pensei: "se soubesse que tinha isso nem teria comido a pizza", mas... fazer o que, vou comer mesmo assim.
Aí eu estava aqui comendo essa delícia de 110% de açúcar e pensando comigo...
Por que eu gosti tanto dessas coisas, sei que faz mal, sei que faz minhas roupas ficarem mais apertadas...
Pensando e comendo... Concluí que açúcar é uma coisa muito gostosa mesmo, e com gordura hidrolisada é mais gostoso ainda, mas faz mal... Então não tem só prós, tem contras também... humm... tá começando a fazer sentido...
Bom, biscoito recheado é uma delícia e eu raramente consigo parar de comer se não ver acabar .
Então... concluí que eu como pq esse gostinho na boca me dá muito prazer. Mas por outro lado, eu não deveria comer muito porque isso faz mal pra saude.
E agora?
Aí eu lembrei que existem coisas que também dão prazer e não fazem mal a saúde. Só pra ter uma idéia:

  1. Andar de bicicleta
  2. Sair com amigos
  3. Ir ao cinema
  4. Andar no shopping
  5. Ver as novidades na livraria

Tem mais coisas, é só pensar que a gente lembra. Então o que eu preciso é lembrar mais dessas coisas, para sentir prazer sem fazer mal a minha saúde. Eu penso que é importante a gente fazer alguma coisa que gostamos sempre, todos os dias se possível, porque se não a vida fica muito chata e a gente acaba procurando um prazer mais rápido e fácil, que acaba sendo sempre comer, mas... lembremos que comer bobeiras tem também o lado ruim.

Então acho que aprendi uma coisa:

"Existe coisa mais gostosa do que comer um doce? Existe! Mas a gente acaba se esquecendo disso." Temos que procurar sempre coisas para nos agradar, pra gente não ficar entediada.

Vamos combinar então de fazer uma listinha de coisas que nos dão prazer e não fazem mal e anotar na nossa agenda um compromisso conosco, fazendo pelo menos 3 vezes por semana alguma coisa que nos agrade bastante. Quem sabe assim não busquemos tanto prazer só na comida? =)

Um beijão, espero que todas nós possamos lembrar disso sempre =)

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nanda, eu coloquei essa reportagem abaixo no meu blog tb, espero escrever algo a esse respeito no meu blog pq acho realmente importante falar da influência que a midia e a sociedade nos tras.
As vezes é dificil resistir a comida,eu conheço o prazer momentaneo que ela nos tras, o prazer mais facil, mas se "cairmos" sempre nessa vamos nos transformar nosso corpo em algo que nao queremos, temos que sempre que lutar contra isso.

Beijocas e sucesso!!!

Anônimo disse...

Oi Nanda! Obrigado pela sua visita no meu cantinho! Puxa, li esse seu último post e está mesmo repleto de verdades, hein? É bom quando a gente tira um tempo assim pra pensar, né? A gente percebe coisas super importantes...
Quanto à sua pergunta, sou "protestante" sim, em vários sentidos, rssss... brincadeirinha... eu sou Luterana, evangélica, cristã e, acima de tudo, crente! E do Lewis, eu li As Crônicas de Nárnia (maravilhoso!) e terminei de ler uma das suas biografias, que achei muito interessante, o autor contrapõe os diversos conflitos filosóficos e teológicos com os quais C.S. Lewis se deparou até encontrar finalmente a Alegria (como ele mesmo afirmava). E o bom dessa biografia que eu li é que cita diversas obras do Lewis, como sua autobiografia "Surpreendido pela Alegria", que eu estou super a fim de ler. Xiii, me empolguei... kakaka.
Legal que vc conhece Curitiba, eu amo muito morar aqui, apesar de ter demorado pra perceber isso! Beijocas light pra vc e ótima semana!